7 de fev de 2009

Relés: de seta, de farol...


Existem relés pra uma infinidade de aplicação em um veículo. Com um circuito bem frágil(baixa potência) conseguimos acionar grandes consumidores elétricos como por exemplo, ao acionar a chave de farol de milha que normalmente é feita em material plástico. Essa chave não aguentaria a circulação da corrente e literalmente derreteria, se não fosse o relé.

A chave aciona o relé e o relé é quem faz o trabalho pesado ( fornece energia às lâmpadas); algo comum hoje em dia são chaves de farol derreterem por falta de relé, ou ás vezes sai com relé pra uma fase do farol mas pra outra fase não. No caso: (fase = alto/baixo dos faróis). Na foto acima, um relé muito usado na elétrica automotiva. Relés para faróis e alguns consumidores elétricos possuem capacidade (amperagem) certa para a carga à que serão submetidas e esta capacidade normalmente vem expressa no relé, cabendo a nós saber a aplicação correta da amperagem para cada consumidor.

12 comentários:

Anônimo disse...

E aí Rogério tudo joia??? Meu nome é Danilo Barbosa sou da Cidade de Jundiai-SP a 50 k da Capital, cara recentimente eu comprei um painel completo do gol bola (RPM,Velocidade,Temperatura e Gasolina) para substituir o painel original do que só marca a velocidade e gasolina...Sou estudante de eng.eletrica e estou eu mesmo afim de fazer o serviço de troca, mas tenho algumas duvidas...vou coloca-lás aqui e se vc puder me ajudar vou ficar muito grato.
1) já ligue em 3 auto-eletricas e todas falam que tem que trocar o sensor de temperatura de luz para marcador(por causa do ponteiro nonovo painel)?? isso é verdade?? Se sim vc sabe onde eu posso encontrar esse sensor.
2) Como eu faço para ligar o RPM desta painel??
Rogerio o painel já está com o chicote quando a isto basta substitir um pelo outro e ligar os fios de acordo com as cores ok???
Cara desculpe descaregar esse monte de pergunta, mas novamente se vc puder me responder vou ficar mto grato.
Atenciosamente,
Danilo Barbosa

Rogério disse...

Oi, Danilo! Muito bom receber sua visita! Olha, pelo fato de ter o gol bola com motorização diferenciada, preciso saber ano e motor. Ex.: gol special/1.0/99. ok?!! Aguardo sua resposta. Até breve!

Anônimo disse...

E aí Rogerio tudo joia?? Cara obrigado por querer me ajudar...vou te passar as informações...meu carro é um gol bola special 1.0 8v ano 2003/2004?(painel com marcador de velocidade e gasolina e um desenho do carro no lado esquerdo, uma verdadeira vergonha para a Volks) o painel que eu comprei é do gol 16V (Painel completo com RPM, Velocidade, temperatura e gasolina) ambos tem hodometro digital....
Cara ontem eu estive comversando com um amigo meu ele me disse que basta susbstituir os paineis e ligar o negativo da bobina de injeção no pino 9 do painel para fazer o conta giros funcionar...sera que é verdade essa informação???? Novamente obrigado Rogerio e parabéns pelo Blog.

faloww
Danilo Barbosa

Rogério disse...

Danilo, peguei um palio mil e pus painel do palio 16v que é mais completo. No caso do gol ainda não fiz algo parecido e por se tratar de adaptação, estou pesquisando pra vc. O que me faz demorar é o corre corre do dia a dia, mas tenho sempre o interesse de passar algo correto. Pus e-mail lá no perfil e com o mesmo vc me encontra também no msn. Até mais.

Anônimo disse...

E aí Rogerio blz??? Blz cara pode ficar tranquilo eu sei bem que o corre corre do dia a dia e complicado...tb vou continuar a pesquisa mas logo, logo vou me ariscar em fazer essa troca de painel, agradeço novamente o interrese em me ajudar...já peguei o seu e-mail. Vou te passar um e-mail para melhora nosso contato ok!
Novamente obrigado e ate mais
Danilo Barbosa

Anônimo disse...

E aí Rogerio blz???
Esse fim de semana um primo da minha namorada colocou o painel no meu carro...como já era esperado somente o RPM não funcionou...eu tinha lido na internt que era necessario ligar o negativo da bobina no pino 9...mas não tivemos sucesso, mas do resto foi perfeito foi só pugar e o painel já apontou todo o resto. Mas como não conseguimos ele ficou com meu painel para baixar o KM e fazer um teste no RPM para ver se o painel não está com problema...assim que ele verificar isso te passo e assim vamor aprender mais uma né???

falow cara
Danilo Barbosa

Paulo disse...

Oi, que tal conseguiram matar a charada do RPM ? tou com o mesmo problema !

Rogério S/A disse...

Oi, Paulo! à respeito do assunto que você menciona, Foi solucionado. Peguei o mapa da injeção e passei pro amigo Danilo Barbosa; ele por sua vez, fez finalmente a adaptação do painel! Me escreva: eletricarro@uol.com.br
Terei prazer em responder! E obrigado pela visita Paulo!!! Aguardo.

Rarieny disse...

Ola Rogério sou proprietario de um gol g2 mi 8v.
Fui alterar algumas lãmpadas do painel do ar, aquele cm 3 botões e acabei fazendo m... deu curto no interrupitor da lãmpada consequentemente quando ligo a lanterna não acende as lâmpadas do painel e nem do arefecimento. Já verifiquei os fuziveis e nada gostaria de saber se há um relé que controle estas luzes...
Desde Já meu muito obrigado..
E-mail rani_msn@hotmail.com.

Rarieny disse...

Olá rogério, boa noite.
Estou com problemas no meu gol g2, fui trocar lãmpadas do painel do or e conseguentemente deu curto verifiquei se havia um fuzivel mas não encontrei nenhum para esta função, as lâmpadas do painel as que iluminam o velocimentro e combustivel e temperatura as da parte superio que acendem quando ligo a lanterna junto com as do painel do ar pararam de funcionar.
Gostaria de saber se há um relé ou algo que eu possa fazer para consertar a c.. que eu fiz estou usando a conta da minha irmã meu e-mail é rani_msn@hotmail.com desde já obrigado..

sidney disse...

Estou com o mesmo problema, meu gol g3 tambem nao esta acendendo as lampadas do painel após um mecanico ter mexido nos botoes la do ar condicionado.

Antonioni disse...

e ai rogerio meu nome é tony tenho um gol 99 1.0 o farol nao apaga quando desligo a chave é o rele e como trocar